terça-feira, 19 de maio de 2015

Cultura Inglesa Festival - Johnny Marr em destaque

Nos 80 anos da Cultura Inglesa, Festival chega à sua 19º edição e celebra as culturas britânica e brasileira com programação gratuita

O Festival marca os 80 anos da Cultura Inglesa e traz como destaques os shows do ícone da guitarra, Johnny Marr, e da diva Gaby Amarantos, além de bate-papo com o maquiador do filme Harry Potter, Stephen Murphy, e atrações selecionadas em Edimburgo, como o premiado espetáculo Bromance. Nesta edição, a programação dos dias 20 e 21 de junho integra a Virada Cultural


A 19ª edição do Cultura Inglesa Festival traz para a cidade de São Paulo, de 04 a 21 de junho, uma programação gratuita e aberta a adultos e crianças. O Festival é a primeira comemoração do aniversário de 80 anos da instituição, que tem a cultura como um de seus pilares estratégicos, sob a qual é desenvolvida uma vasta gama de atividades culturais que incentivam o aluno a viver o inglês além da sala de aula e através de suas paixões. Com um programa de inglês global de primeira linha, a Cultura Inglesa atua como um centro de intercâmbio cultural, que oferece acima de tudo a liberdade para se aprender e viver o idioma. Neste ano, a instituição traz na programação de seu Festival shows de música, mostras de cinema, espetáculos, exposições entre outras atrações, que proporcionarão aos participantes o contato com as culturas brasileira e britânica.
Na parte musical, o evento apresenta show do fundador e ex-guitarrista do The Smiths, Johnny Marr, além da sensação teen irlandesa The Strypes, que toca no país pela primeira vez. Gaby Amarantos também participa, fazendo um tributo às divas britânicas, com interpretações de músicas de Adele, Amy Winehouse e até mesmo de Freddie Mercury.
A programação inclui ainda duas mostras especiais de cinema, uma com o Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo e outra em homenagem às Personagens Fantásticas de Helena Bonham Carter. Além das sessões, o público poderá participar de um bate-papo  sobre a construção de personagens fantásticos com o maquiador Stephen Murphy, responsável pela maquiagem FX de filmes como a saga Harry Potter e O Grande Hotel Budapeste.
Entre as atrações selecionadas no Fringe Festival de Edimburgo, os destaques são Bromance,  espetáculo  de  estreia  de jovens  acrobatas  e Biding Time (remix), espetáculo multimídia que traz banda ao vivo, encenação, filme e um “coelho humano” em cena.
A exposição Fantástico Mundo Britânico acontece de 04 a 21 de junho no Centro Cultural São Paulo. Nela, o visitante terá a chance de vivenciar uma experiência única de transposição da realidade a um mundo mágico, onde fantasia e realidade estarão lado a lado. A construção deste universo será idealizada pelo renomado Atelier Marko Brajovic, responsável por outras mostras de sucesso como “David Bowie” e “Stanley Kubrick“, exibidas no MIS.
As atrações que ocorrem no final de semana dos dias 20 e 21 de junho também fazem parte da programação da Virada Cultural 2015, por meio de parceria entre o 19º Cultura Inglesa Festival e a Secretaria Municipal da Cultura. Além disso, o Festival conta mais uma vez com o apoio institucional do VisitBritain, órgão oficial de turismo da Grã-Bretanha.

Mais informações sobre a programação abaixo:

Música 

A 19ª  edição  do  Cultura  Inglesa  Festival  chega  para  misturar  de  vez  a  cultura  britânica  com
 a brasileira. O lineup desse ano traz artistas de diferentes gerações e influências, prontos para fazer um evento inesquecível. No show que encerrará o Festival, no dia 21 de junho no Memorial da América Latina, a  banda  de  alunos Blue Drowse,  e a banda de professores  da  Cultura  Inglesa Staff Only,  compartilharão  o  palco  com  grandes artistas, como os jovens The Strypes, a paraense Gaby Amarantos, e o veterano Johnny Marr. Gaby Amarantos fará um tributo às divas britânicas misturado ao seu tempero tecnobrega para botar todo mundo pra dançar. O repertório será escolhido a dedo pela cantora, que promete homenagear Adele, Amy Winehouse e até mesmo o ícone Freddie Mercury. Com seu rhythm and blues, o quarteto irlandês The Strypes virá pela primeira vez ao Brasil, para apresentar um rock’n roll de primeira. A banda é formada por jovens, mas que têm referências no blues clássico e fazem releituras de alguns nomes tradicionais do gênero. Para completar, o ex-guitarrista e compositor da clássica banda The Smiths, Johnny Marr, traz ao Brasil o show do álbum Playland, lançado em 2014. O músico, que também tocou com The Cribs e Modest Mouse, tocará músicas de seu novo álbum e relembrará sucessos e sua longa carreira.

Cinema 

A programação de cinema do 19º Cultura Inglesa Festival terá duas mostras e acontecerá de 11 a 17 de junho, no Reserva Cultural. A mostra Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo traz um recorte do que há de mais atual no cinema britânico. Apresentando  filmes de  diferentes  gêneros, aproximará o público de importantes discussões do Reino Unido, abordando temas como ativismo político, luta pelos direitos trabalhistas, ambientais e sociais. Tem  ainda, como  não  poderia  deixar  de  ser,  um excelente documentário musical sobre uma das mais importantes bandas dos anos 90 e uma ótima comédia que é um retrato quase  mordaz  da  masculinidade  nos  tempos  atuais  na  Inglaterra. Alguns dos filmes apresentados serão: Pride, DreamCatcher, The Trip to Italy e Pulp. Já a segunda mostra, As Personagens Fantásticas de Helena Bonham Carter, presta uma homenagem à consagrada atriz, que deu vida à diversas personagens de ficção fantástica e traz filmes como Harry Potter e a Ordem da Fênix, A Noiva Cadáver, O Planeta dos Macacos, entre outros.

Fantástico Britânico 

A programação abordará o Fantástico Britânico em suas vertentes e desdobramentos, com uma programação repleta de atividades que farão jovens e adultos encontrarem um mundo de fantasia e imaginação, por meio de histórias que marcaram o mundo da literatura, do cinema e da televisão. Na exposição Fantástico Mundo Britânico, o visitante terá a chance de vivenciar uma experiência única de transposição da realidade a um mundo mágico, onde fantasia e realidade estarão lado a lado. Além disso, o público terá a oportunidade de se divertir com as atividades lúdicas do Final de Semana Fantástico, que contará com Desfile de Cosplay, no qual os jovens poderão viver seu personagem favorito por um dia, Batalha Épica, na qual os participantes poderão se sentir como cavaleiros do Rei Arthur em uma oficina de swordplay seguida por disputa, além do Geek Talk,  um bate-papo com Raphael Draccon e Carolina Munhóz, escritores brasileiros de literatura fantástica, que abordará a influência exercida pela ficção fantástica britânica e como estas obras da literatura, cinema e TV inspiraram a produção de brasileiros e conquistaram fãs. Os  participantes  também poderão  desfrutar  da  Área  de  Jogos, que garantirá a diversão com jogos temáticos de tabuleiro, cartas e até o game eletrônico Just Dance.

Espetáculos 

Teatro Adulto Nacional - A programação inclui as montagens de dois espetáculos de britânicos, Fim de Partida, de Samuel Beckett, e Uma Espécie de Alasca, de Harold Pinter. As duas serão encenadas no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros.
Em Fim de Partida, quatro personagens habitam o silêncio de suas consciências. Vítimas de um apocalipse emocional, dividem um abrigo e espiam o que restou do mundo, no limite de sua condição humana. O dramaturgo irlandês Samuel Beckett, Prêmio Nobel de Literatura em 1969, é considerado um dos principais autores do século 20 e um dos fundadores do “teatro do absurdo”. Já Uma Espécia de Alasca traz uma mulher em coma há 29 anos que acorda com a mentalidade de uma garota de 16 anos. A inspiração do inglês Harold Pinter para a peça veio da leitura do livro “Despertando”, do renomado neurologista Oliver Sacks, o qual apresenta casos de pessoas suspensas por décadas da vida, de repente de volta ao mundo dos vivos.
Teatro Adulto Internacional - Entre as atrações selecionadas em Edimburgo, destaca-se Bromance,  espetáculo  de  estreia  de jovens  acrobatas  na qual os relacionamentos são a essência, com apertos de mão que se transformam em paradas de mão e tapinhas nas costas, se transformando em saltos mortais. Audacioso e tocante, este é um tour-de-force da mais moderna proeza física, que explora com muito humor a parceria masculina e seus limites, aliando  a  isso  habilidades  excepcionais  em parkour, breakdance, tricking e acrobacias. Outro destaque é o espetáculo Biding Time (remix), que une banda ao vivo, com encenação, interatividade com vídeo e um “coelho humano” bizarro, que chega a cozinhar em cena. O espetáculo mostra a ascenção de uma cantora, a forma como é “absorvida” pelo mercado, a angústia e os percalços da carreira. Toda a plateia assiste ao espetáculo com fones de ouvido.
Dança - Para os fãs de dança contemporânea, o Festival apresenta “Stage Proof 14/15”, inspirado na série de obras “Stage Proof” (1972) e “Swingeing London” (1967/68), do artista plástico britânico Richard Hamilton, e no álbum “Beggars Banquet” dos Rolling Stones, este espetáculo criado pelo coreógrafo e videomaker Alex Soares, em parceria com a bailarina e psicóloga Paula Zonzini, explora conceitos de repetição e realocação de materiais já conhecidos para a criação de algo novo, através do encontro entre a arte e a música britânicas. Já “Claro Escuro”, é inspirado na obra da artista inglesa Fiona Banner e traz contrapontos entre o antigo e o contemporâneo que são poetizados por meio de uma instalação coreográfica que vai do breu à completa iluminação através da ação humana.

Artes Visuais 

Três projetos vencedores do edital da Cultura Inglesa na categoria de artes visuais compõem a programação: “Portrait Gallery”, releitura de retratos da história da arte, “Princípia”, uma homenagem aos procedimentos de Isaac Newton  e “Utopian News From Nowhere”, um registro sobre a produção de estampas e desenhos, baseado no livro Utopian News From Nowhere, de William Morris. As três exposições, poderão ser vistas no Centro Brasileiro Britânico durante todo o Festival.


Kids Festival 

As crianças também têm espaço garantido no Cultura Inglesa Festival. O Atelier Marko  Brajovic  prepara  para  o  Kids Festival,  uma  instalação  temática em comemoração aos 150 anos da obra “Alice no País das Maravilhas”, na qual as crianças poderão assistir a sessões do filme e desfrutar de uma deliciosa tarde cheia de surpresas fantásticas.
Entre as atrações que poderão ser aproveitadas pelas crianças e pais estão a Oficina Os Sons Fantásticos de Tum Pá que convidará os participantes a brincar de fazer música com o grupo Barbatuques. Na atividade  educativa de  musicalização, que  mais parece  uma  grande  brincadeira,  as crianças poderão  aprender  a  fazer  música  com  seu  próprio  corpo,  estimulando  a  audição, coordenação motora e a criatividade com muita diversão.
Já a Oficina Ciência Maluca com MadScience abordará a ciência de forma divertida e interativa, em uma atividade na qual pais e filhos aprenderão juntos e farão experimentos  chocantes.
Crianças e pais também poderão desfrutar de duas peças de teatro infantil: A Porta Secreta, adaptação livre da obra literária “Coraline”, de Neil Gaiman, um conto de fadas às avessas que narra a história de Coralina, uma menina de 10 anos, que descobre um mundo novo, onde tudo é permitido e seus pais realizam todos os seus desejos. E, O Gato e o Diabo, baseado numa carta de James Joyce, a peça conta a história de um Diabo que aparece numa pequena cidade e promete construir uma ponte para os moradores, mas exige em troca a primeira alma que a cruzar. No elenco dois ex-integrantes do Cirque du Soleil sob a direção de Naum Alves de Souza.

Serviço
19º Cultura Inglesa Festival de 04 a 21 de junho de 2014
Entrada Gratuita
Mais informações no site: festival.culturainglesasp.com.br

Sobre o Cultura Inglesa Festival
O Cultura Inglesa Festival é um festival anual de arte e entretenimento que fomenta a produção artística  paulista e catarinense, promove a cultura britânica, apresentando artistas do Reino Unido, Irlanda e Brasil. Com muita música, cinema, espetáculos, exposições e convidados especiais, ele já faz parte do calendário cultural de São Paulo.

Sobre a Cultura Inglesa
Com 80 anos no mercado, a Cultura Inglesa é uma associação sem fins lucrativos e a maior rede de escolas não franqueadas do País, o que garante consistência na qualidade de ensino. Além de oferecer um programa de inglês global de primeira linha com componentes online exclusivos e quadros interativos, seus professores passam por, pelo menos, 100 horas de capacitação/ano em cursos e congressos no Brasil e no exterior. Em 2015, a Cultura Inglesa soma 50 unidades nos estados de São Paulo e Santa Catarina, atendendo a mais de 83.000 alunos, com  um corpo docente de mais de 500 professores e oferece uma vasta gama de atividades culturais que incluem teatro infantil e adulto, musicais, música pop e coral.

Acompanhe a Cultura Inglesa nas redes sociais: 
Facebook: facebook.com/culturainglesasp
Youtube: youtube.com/culturainglesa
Google+: http://bit.ly/CIFgoogleplus
Instagram: instagram.com/culturainglesasp